terça-feira, 22 de novembro de 2011

O Duplo - Dostoievski



Eu li recentemente O duplo (Editora 34, 240 p.) e curti bastante esse livro. A tragicomédia do Sr. Goliadkin é cheia de momentos impagáveis relacionados à sua incoerente autoimagem e seu relacionamento (psico)patológico com a realidade de um modo geral.


Resumidamente, a história começa com as aventuras do Sr. Goliadkin na tentativa de causar uma boa impressão em um evento na qual não foi convidado. Logo no segundo capítulo, ele encontra um médico - semelhante a um psiquiatra - que recomenda-lhe dar um tempo nas atividades atuais e descansar a mente pois "nosso herói" parece cada vez mais desequilibrado. Ele ignora os avisos do médico e como conseqüência... bem, como conseqüência, temos uma história divertidíssima que é muito mais uma tragédia do que proriamente uma comédia.

A narrativa em si merece um destaque especial. A "voz" do narrador é afetada mas bem original e dentre os livros que eu li do grande Dosta esse é o livro mais engraçado de sua obra. Ainda hoje dou risadas ao lembrar de algumas passagens trágicômicas envolvendo o "nosso herói" Sr. Goliadkin e seu "vil desafeto" Sr. Goliadkin segundo.

Um detalhe que eu achei bem interessante é a proximidade de algumas características psicológicas entre o Sr. Goliadkin e o personagem-narrador de "Memórias do Subsolo". No posfácio de o Duplo, Paulo Bezerra comenta que o jovem Fiódor demonstrava muito interesse em estudar psicopatologias originadas por fatores emocionais. Isso esclarece um pouco a facilidade que Dostoievski tinha em representar ao longo de sua obra de maneira tão perfeita uma galeria tão rica de personagens paranóides e esquizóides.

Enfim, esse é um livro engraçado, que envolve uma brilhante análise psicológica de um certo tipo de dissociação/alienação mental e é recomendável para estudantes e profissionais da psiquiatria, da psicologia e para todos aqueles que gostaram de outras obras de Dostoievski. Aproveitem pra pesquisar pela internet, pois existem muitos sites vendendo esse livro com no mínimo 30% de desconto sobre o preço de capa (uns R$40,00 se eu não me engano). Eu comprei esse livro AQUI e recomendo fortemente a leitura dessa novela singular...

Selva de pedra



Espio pela janela de um apartamento, no alto de um edifício. 
É noite e abro apenas uma fresta que refresque a sala, pois chove muito lá fora. 
Eles estão debaixo de um toldo...
Sinto compaixão pelo estado deles, mas o que eu posso fazer? 
Toda noite vejo alguns deles caçando lixo ou procurando em bando por abrigo. 
Olho agora pros que estão ali. 
Dois deles começam a brigar. 
Boca no pescoço, pescoço na boca. 
Não vejo sangue, mas pode ser a chuva. 
O perdedor foge – do vencedor ou de sua derrota imagética? 
Então explode na rua um grito de surpresa. 
Foi o último de uma vida. 
O motorista do Fox não desacelera nem por curiosidade. 
É só mais uma vítima do acaso e do descaso. 
É só mais um animal morto nesta cruel selva de pedra.